Como criar um site HTML

Hoje em dia, possuir um site é uma jogada vencedora em vários casos: no que diz respeito às atividades comerciais que contam com a poderosa ferramenta de web marketing; para fins privados, como a criação de uma página pessoal para simples prazer e entretenimento; apresentar um portfólio profissional e personalizável; para fins educacionais.

Seja qual for a razão pela qual é necessário ter seu próprio site, você provavelmente já se perguntou se vale a pena, em termos de custos e resultados, contar com uma web master ou serviços de terceiros para criar seu site. Às vezes o gasto não compensa totalmente o resultado final e a maioria dos sites, mesmo que em HTML simples, precisam ser acompanhados cuidadosamente pela web master (o criador físico do site), para constantes correções e atualizações.

Neste ponto, é melhor aprender a criar você mesmo o seu site HTML, para que possa conhecer perfeitamente cada seção, realizar manutenções e acréscimos às páginas de acordo com suas necessidades, sem despesas adicionais e sem ter que incomodar ninguém. Você também pode ser um empresário interessado em atualizar e retreinar alguns colaboradores dispostos a este perfil: os cursos para criação de um site em HTML atendem a todas as necessidades, desde o privado ao empresarial.

Criar um site com HTML é um dos métodos mais simples e requer um estudo de conteúdo ao alcance de todos. Isso permitiria a você total autonomia na gestão e criação de seu conteúdo.

Por que criar um site?

  • Acompanhe os tempos;
  • Ganhar visibilidade;
  • Mostrar um cartão de visita profissional e utilizável;
  • Expandir sua influência ou negócio mais facilmente fora de sua cidade ou país;

O mundo está correndo rápido e se atrasando ou ficando para trás não ajuda privada, pessoalmente ou economicamente se você está administrando qualquer tipo de negócio nacional ou internacional.

A partir de um grande público, como os jovens, até a maioria dos adultos, o número de pessoas que frequentam os sites não para de crescer. Ávidos por informações, serviços, agilizando as comunicações, eles não podem ser ignorados.

Quantas vezes você já pesquisou na internet por informações sobre uma empresa, ou uma pessoa, e se viu diante de um site desagradável, pouco funcional, mal feito que dá a impressão de ser pouco profissional? Ou pior ainda, quantas vezes você não encontrou nenhuma informação e nenhum site? Não entrar nesta vitrine muito rica que o mundo da internet nos oferece significa prejudicar a si mesmo e obscurecer suas chances em muitos níveis.

Você pode ter uma empresa que precisa anunciar ou se conectar com os usuários para melhorar a retenção. Ou você é um candidato a emprego que poderia impressionar um potencial empregador e, assim, melhorar uma entrevista. Todos esses aspectos não devem ser esquecidos pela desconfiança do moderno. Sua eficácia está definitivamente comprovada em muitas frentes: o futuro estará escrito nas páginas da web.

Uma breve visão geral do HTML

Se você não está familiarizado com HTML, pode estar se perguntando o que é e pode se sentir intimidado por este mundo desconhecido. Não se preocupe, o fato de ser uma questão relacionada à tecnologia não deve assustar e desmotivar.

Bastará você saber mais sobre o que é entender que criar um site com HTML simples não é uma tarefa complicada. Na verdade, comparado a um curso intensivo, uma boa atenção e algumas horas de tempo bem gastas são suficientes.

Simplificando ao máximo, o HTML é como uma linguagem, com seus elementos para serem aprendidos quase de cor e seus significados. Não é por acaso que é definido como a “linguagem” da publicação na web. O HTML é composto principalmente de porções de texto chamadas tags.

Tags são delimitadores colocados dentro de colchetes angulares, ou seja, pequenos marcadores que determinam o início e o fim de um evento, estilo ou objeto específico a ser colocado na página da web.

As tags abrem e na grande maioria dos casos fecham, repetindo a mesma tag, com um símbolo denominado barra. Por exemplo, uma frase em negrito com “” será encerrada com a inserção da tag no final. Todo o texto contido entre as duas tags terá, portanto, um estilo em negrito. Esse princípio se aplica em HMTL à maioria dos códigos e as propriedades são inúmeras. Texto e imagens são certamente os primeiros elementos básicos a inserir e suas propriedades são inúmeras.

Esses elementos não devem assustá-lo, aprendê-los é gradual e puramente prático e você verá imediatamente os primeiros resultados concretos tomarem forma após as primeiras linhas de código que você escreverá para compor sua página da web.

Aprender a linguagem HTML é uma pequena conquista, útil, satisfatória e potencialmente lucrativa. Ele ajuda você a gerenciar seu trabalho de forma independente e entender melhor, pessoalmente, as necessidades e a estrutura de um site eficaz.

É possível criar um site sozinho?

Talvez você seja um entusiasta ou um simples novato curioso e já se perguntou se é possível criar um site HTML sozinho. A resposta é definitivamente sim! Depois de aprender o básico e, em seguida, os insights, o HTML não terá mais segredos. Um site é composto por diversos conteúdos, páginas, imagens, textos, vídeos, tabelas ou mesmo partes interativas como chats ou fóruns e muito mais. Dependendo de tudo isso, pode ser mais ou menos longo e complexo de criar.

Partindo de uma base simples, com algumas páginas e uma boa landing page ou home page como um cartão de visita, estar sozinho escrevendo um site inteiro não é um problema. Uma vez que o esqueleto e a estrutura básica do seu site e suas várias páginas tenham sido organizados em ordem, adicionar conteúdo será um procedimento gradual a ser desenvolvido ao longo do tempo.